segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Gestão Escolar e as TICs

A Tecnologia Educacional funcionalista é tão antiga quanto a própria emergência dos meios de comunicação em nossa sociedade.
Desde as primeiras décadas do século XX há iniciativas de educação pelo correio , jornais, revistas, pelo rádio, o que remota ao início dos debates sobre o uso das mídias para fins instirucionais.
Uma Gestão não tem um modelo ideal, ela deve ser flexível. Gerir uma escola, meramente burocrática requer formação, estudos, experiências, zelar pelas normas legais pré-estabelecidas e está atenta às mudanças do mundo contemporâneo.
Ao Gestor Escolar cabe a capacidade de Planejamento, liderança, iniciativa, de criação de espaços e clima de reflexão e experimentação, pois a Gestão escolar consiste num espaço de mobilização da competência e do envolvimento das pessoas coletivamente para que por sua participação ativa e competente promovam a realização dos objetivos educacionais.
As novas tecnologias adentram a Gestão Educacional tornando-se um grande desafio para a Gestão Escolar.
O uso das mídias em projetos educacionais oportuniza um elo com as Tecnologias de Informação e Comunicação, ou seja, a internet com todos os seus desdobramentos e inovações.
O desenvolvimento dos projetos educacionais com o uso das TICs tendo um bom planejamento é uma excelente ferramenta na Gestão Escolar, tanto na gestão Administrativa quanto na Pedagógica focalizando o processo ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário